25 de out. de 2024
O corpo humano passa por muitas aletrações e adaptações à medida que vai envelhecendo. Algumas dessas alterações são perceptíveis, como dores, mudança no apetite, mudança no sono, recuperação mais longa dos exercícios e gordura corporal mais resistente, que é comum ter mais dificuldade em se livrar. Conforme o corpo envelhece, muitos marcadores sanguíneos se alteram e muitas vezes na direção errada, possibilitando um risco maior de desenvolver algumas doenças crônicas.
Um marcador que costuma cair devido ao envelhecimento é o HDL. Muito conhecido como “Colesterol bom” o HDL mais alto está relacionado a menor risco de doenças cardiovasculares, por isso, essa queda ao longo dos anos não é vista de forma positiva. Todos os sistemas do corpo são afetados negativamente pelo envelhecimento, sendo os mais proeminentes os sistemas hormonal, imunológico e cardiovascular (coração e vasos sanguíneos). Uma excelente forma de aumentar o HDL é adicionar ao hábito alimentar as nozes. Avelãs, amêndoas, pistache, castanha de caju, e macadâmia podem ter um efeito benéfico sobre os níveis de colesterol HDL, outra forma é o exercício.
Pessoas que são menos ativas fisicamente têm níveis mais baixos de colesterol HDL.
Outro marcador que sofre alterações com a idade é a Hemoglobina glicada, mas nesse caso, o marcador tem tendência a se elevar. A HbA1C é um medidor de níveis de açúcar no sangue (glicose) nos últimos noventa dias. À medida que envelhecemos, as células que liberam insulina (células beta) começam a ter queda em seu funcionamento, não funcionando tão bem como antes, e a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue piora. Isso significa que o açúcar permanece em na corrente sanguínea por mais tempo do que deveria e começa a aderir às proteínas dos glóbulos vermelhos.
Para controlar esse biomarcador é interessante que além do exercício físico já citado, seja incluído a ingestão de fibras na dieta. Frutas e vegetais são geralmente ricos em fibras e estudos mostram que eles podem ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3297980/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11451756/