28 de out. de 2024
O que são reticulócitos?
Reticulócitos, apesar de ser um nome difiícl, nada mais é que os glóbulos vermelhos imaturos e tem como função apontar como a medula óssea está funcionando. Eles podem ajudar a identificar problemas de saúde subjacentes ou dizer se certas terapias estão funcionando. Os reticulócitos são glóbulos vermelhos imaturos recém-formados e são produzidos na medula óssea, além disso, são um bom indicador da capacidade da medula óssea de produzir glóbulos vermelhos. A contagem ou porcentagem de reticulócitos é um bom indicador da capacidade da medula óssea de produzir glóbulos vermelhos suficientes (eritropoiese).
Quando a contagem de reticulócitos está baixa, significa que a produção de glóbulos vermelhos está diminuída. Três das principais causas podem ser:
1)Função anormal da medula óssea
A diminuição da contagem de reticulócitos ou reticulocitopenia, pode ser resultado de função anormal ou suprimida da medula óssea. Problemas na medula óssea podem ser causados por infecções, lesões, etc. Existem também distúrbios da medula óssea que prejudicam a produção de glóbulos vermelhos, como a anemia aplásica.
2)Deficiências nutricionais
Uma contagem baixa de reticulócitos pode ser um indicador de várias anemias. Deficiências de nutrientes que causam anemia, como deficiência de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 podem diminuir sua contagem de reticulócitos.
3)Doença renal
A eritropoietina é um hormônio produzido nos rins que atua na medula óssea, onde estimula a produção de glóbulos vermelhos. Na doença renal, a produção de eritropoietina diminui, o que reduz a produção de glóbulos vermelhos. E isso pode ser um fator determinante entre a doença renal e a diminuição da contagem de reticulócitos.
A avaliação desse parâmetro de ser feita levando em consideração o histórico clínico, sinais e sintomas em conjunto com outros exames.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18027835/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK264/